Canoinhas inicia na segunda Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Confira as unidades de saúde que vão estar com as salas de imunização abertas

Inicia nesta segunda-feira, dia 8, em Canoinhas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. O público-alvo são os menores de 15 anos de idade.

A campanha vai de 8 de agosto a 9 de setembro, sendo 20 de agosto, o dia “D”.

A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.

Para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização é a de que sejam dadas três doses da vacina VIP, que é a vacina dada por meio de injeção, até os seis meses e que sejam tomadas outras duas doses da vacina até os cinco anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta a forma mais indicada.

Multivacinação
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada, crianças de um a menores de cinco anos de idade que estejam com o esquema primário com a vacina VIP, com a vacina VOP.

As campanhas de vacinação coincidirão com a realização da vacinação contra a COVID-19, em andamento. As vacinas COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. Destaca-se que todas as medidas para evitar a transmissão da COVID-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas.
Unidades onde há vacinação:
• Campo d’Água Verde: 7h às 11h45 e das 13h as 15h45
• Alto das Palmeiras: 7h15 às 16h30
• Água Verde: 8h às 16h30
• Central: 7h30 às 16h
• Cohab 1: 8h às 12h e 13h às 16h
• Piedade: 7h às 16h30