Censo vai coletar informações em 24 mil domicílios em Canoinhas

Recenseadores estão identificados; em caso de dúvida, basta ligar para o 0800

Iniciou na segunda-feira, 1º, em todo o Brasil, a coleta do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Canoinhas, 49 recenseadores estão ajudando nesta operação censitária, visitando os mais de 24 mil domicílios da cidade. O Censo atualizado permitirá saber quantas pessoas moram no município, além das principais características socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade e renda. 

As informações coletadas pela pesquisa são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados, sendo a principal fonte de estatística entregue a toda a sociedade.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, que leva em torno de cinco minutos para ser respondido e o amostra, com 77 perguntas que será respondido por 10% da população.

Este leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. É importante que a população saiba que todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá.

Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.

É fundamental que todos respondam corretamente as perguntas feitas pelos recenseadores, pois é através destes dados que o município poderá balizar a tomada de decisões.

Um exemplo é a informação sobre o tamanho da população: com base no número de habitantes é estipulada a distribuição do número de vereadores e a verba que a cidade irá receber do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”.