Cinco escolas de Canoinhas vão receber teatro em ônibus na próxima semana

A cia. BuZum! já está na estrada onde percorrerá o país, de norte a sul, de leste a oeste, para levar a arte que compõe um universo rico de personagens que ganham vida própria em cada espetáculo por meio do teatro de bonecos.

No estado catarinense, a cia. BuZum! apresentará o espetáculo “O Grande Perigo em Canoinhas de 8 a 12 de agosto e em Três Barras de 15 a 17 de agosto, na versão adaptada do ônibus para o palco. Posteriormente a cia. se apresentará em Blumenau. Em seguida o BuZum! seguirá para outras cidades do Brasil.

As apresentações do espetáculo “O Grande Perigo” em Canoinhas e Três Barras acontecerão por intermédio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet, viabilizada pelo patrocínio da WestRock, líder global em soluções sustentáveis de papel e embalagens de papelão ondulado que possui unidades de negócios nessas cidades do estado de Santa Catarina. Em Canoinhas, recebem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“Com as apresentações nossos alunos interagem, socializam idéias e desenvolvem a aprendizagem de uma maneira lúdica. Recebemos algumas sessões gratuitas que forma distribuídas para chegar ao maior número de alunos possível”, destaca o secretário de Educação Gilmar Mazurkievicz.

Confira as unidades que vão receber as apresentações:

Cidade: Canoinhas – SC

Data: 8 de agosto de 2022 (segunda-feira)

Local: EBM Severo de Andrade

Endereço: Rua Waldomito Olsen, 1015, Campo da Água Verde, Canoinhas – SC.

Horários das apresentações: 

Horários manhã: 9h 9h40 10h20 11h  – 3 sessões                                                                                                                                                                                                                                                               Horários tarde: 13h30 14h10 14h50  – 2 sessões

Data: 9 de agosto de 2022 (terça-feira)

Local: EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho

Endereço: Rua Saulo de Carvalho ,1490, Jardim Esperança, Canoinhas – SC.

Horários das apresentações: 

Horários manhã: 9h 9h40 10h20 11h  – 3 sessões                                                                                                                                                                                                                                                               Horários tarde: 13h30 14h10 14h50  – 2 sessões

Data: 10 de agosto de 2022 (quarta-feira)

Local: EBM Gertrudes Muller

Endereço: Rua Catarina de Souza Huber, 116, Piedade, Canoinhas – SC.

Horários das apresentações: 

Horários manhã: 9h 9h40 10h20 11h  – 3 sessões                                                                                                                                                                                                                                                               Horários tarde: 13h30 14h10 14h50  – 2 sessões

Data: 11 de agosto de 2022 (quinta-feira)

Local: E.B.M. “Presidente Castelo Branco”

Endereço: Rua 1º de Maio, 100, Canoinhas – SC.

Horários das apresentações: 

Horários manhã: 9h 9h40 10h20 11h  – 3 sessões                                                                                                                                                                                                                                                               Horários tarde: 13h30 14h10 14h50  – 2 sessões

Data: 12 de agosto de 2022 (sexta-feira)

Local: EBM Maria Izabel de Lima Cubas

Endereço: Rio da Areia do meio, interior de Canoinhas – SC.

Horários das apresentações: 

Horários MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h  – 3 sessões                                                                                                                                                                                                                                                               Horários TARDE: 13h30 14h10 14h50  – 2 sessões

Reinvenção

O palco é fora do ônibus, em uma estrutura ampla que vai ao encontro de seu público – plateia assiste a cada sessão do espetáculo nas escolas ou em praças públicas, conforme a movimentação do ônibus. Tudo organizado para que se tenha  distanciamento seguro entre as pessoas, respeitando todos os protocolos de saúde.
A diversão é garantida no palco do Buzum!

Espetáculo “O Grande Perigo”

O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas – veja alguns exemplos desafiadores na vida dessa tartaruga: uma andorinha que tenta comê-la; um caranguejo que a persegue; peixes elétricos por todos os lados; um polvo e um perigoso tubarão, além de uma enorme baleia. Tata, consegue se livrar de todos os perigos, mas ao encontrar sua mãe, para sua tristeza,  Coragem é o que não falta para essa tartaruga e o final dessa história, é emocionante.

Classificação do espetáculo: 4 a 12 anos

Duração: 20 minutos

BuZum! 11 anos

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completará 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar:são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

FICHA TÉCNICA “O Grande Perigo”      

Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg
Direção: Adriana Telg
Elenco: Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
Trilha sonora: César Maluf
Criação de cenário: Beto Andreetta
Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de produção: Fernanda Rocha
Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz
Técnicos de som e luz: Régis da Silva, Cristiano Valério e Henrique Ramos. luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva e Raul Lacerda.
Motorista: Regis Silva e Luiz Carlos
Design gráfico: Sato do Brasil
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!