Mostra literária reúne 35 projetos das escolas públicas municipais

Evento apresentou ações de incentivo à leitura realizadas nas unidades da rede de ensino municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas realizou nesta quinta-feira, 10, a Mostra Literária do projeto Leia Canoinhas 2022. O evento, realizado no ginásio da AABB, reuniu 35 projetos que trazem um pouco das atividades realizadas, dos sucessos e da criatividade dos alunos e articuladores de cada unidade educacional da rede pública de ensino municipal.

O secretário de educação, Gilmar Mazurkievicz, lembra que o Leia Canoinhas incentiva a leitura envolvendo alunos e professores de todas as unidades escolares, com o objetivo de assegurar a construção de uma nova postura frente às ações desencadeadas pela educação, oportunizando o fortalecimento intelectual da comunidade canoinhense através do incentivo à leitura.

O Leia Canoinhas existe desde 2006 e compreende a cada ano diferentes estratégias. Leitor Destaque, escolha de autores a serem trabalhados nas escolas, sarau de poesias, diários de leitor além de inúmeras outras ações pensadas no universo das escolas e que incluem também a comunidade escolar.

Neste ano, as escolas selecionaram autores a serem abordados em seu projeto de leitura. Além de nomearem seus articuladores, selecionaram com o coletivo escolar as metodologias pelas quais o incentivo à leitura seria trabalhado pelo pedagógico escolar.

O evento desta quinta é parte de todo este trabalho desenvolvido nas unidades.

“Quando nós abrimos um livro, nós descobrimos um mundo novo. Quando vocês têm a oportunidade de trazer aqui e apresentar aos nossos amigos vocês aprendem junto”, disse aos alunos o prefeito em exercício Willian Godoy durante a abertura da mostra.