IF-SC de Canoinhas abre vagas para curso superior

Em 2015 o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus de Canoinhas, oferecerá para a comunidade o curso superior de tecnologia de alimentos. O anúncio foi feito durante a reunião de colegiado do IF-SC, realizada na manhã desta terça-feira, 23, na sede do instituto.

O curso superior de tecnologia de alimentos tem a duração de seis semestres e busca formar profissionais capacitados para desempenhar atividades de fomento da produção agropecuária, utilização das tecnologias de produção, controle de qualidade e preservação de forma racional e econômica, visando reduzir o impacto ambiental. Em Canoinhas, serão oferecidas 40 vagas por semestre e as aulas acontecerão no período noturno.

O prefeito Beto Faria participou da reunião de colegiado onde foi anunciado o novo curso e falou da importância do IF-SC para o desenvolvimento da região. Faria destaca a estrutura que o instituto disponibiliza aos alunos e a qualidade do trabalho dos servidores que compõem a estrutura do campus de Canoinhas. “Nós sabemos que o aluno que ingressa em um curso no IF-SC sai bem preparado para o mercado de trabalho. Com os cursos técnicos têm sido dessa maneira e agora com a graduação não será diferente. Nossa região em breve poderá contar com mais profissionais qualificados para trabalhar na área de alimentos.Fico muito contente em ver que Canoinhas está se consolidando como um pólo educacional”, avalia o prefeito.

A reunião no IF-SC também contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Hamilton Wendt; de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, além de servidores de secretarias municipais, representantes de entidades e instituições do município.

 

Processo seletivo

 

O IF-SC está com inscrições abertas até o dia 3 de novembro para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no primeiro semestre de 2015. No campus Canoinhas do IF-SC, são 160 vagas para os cursos técnicos concomitantes em Agroecologia (vespertino), Agroindústria (noturno), Edificações (noturno) e Informática (noturno). Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IF-SC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. A novidade para este processo seletivo é a oferta do primeiro curso superior no campus Canoinhas: Tecnologia em Alimentos (noturno), com vinte vagas. 

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue e de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 24 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais de ingresso.

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os campus do IF-SC, para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em Canoinhas, o campus do IF-SC está localizado na Avenida Expedicionários, 2150, Bairro Campo da Água Verde.

Para ingressar nos cursos técnicos do IF-SC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 23 de novembro, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados.

Já o vestibular para os curso de graduação está marcado para o dia 30 de novembro. O vestibular é composto por duas provas, uma realizada no período da manhã e outra no período da tarde. Todos os candidatos devem fazer as duas provas.

 

*Com informações IF-SC