Educação adere a metodologia Mente Inovadora

Quatro escolas da rede municipal de ensino de Canoinhas iniciaram esse segundo semestre com um grande diferencial, ao todo 432 alunos estão participando da metodologia Mente Inovadora. O novo sistema auxilia no desenvolvimento de habilidades de raciocínio, de estratégias, de soluções de problemas, de tomada de decisão, entre outras, tendo uma maneira mais eficaz de aprender por meio de uma experiência imediata e autêntica. Um exemplo desta metodologia são os jogos educativos que são divertidos, envolventes e emocionantes e, portanto, estimulam o envolvimento da criança.

De início quatro escolas municipais estão com a nova metodologia, em turmas de anos iniciais na Escola Rural Municipal Evaldo Dranka e no Grupo Escolar Municipal Frei Fabiano Gadzinski, já para as turmas de anos finais na Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho e na Escola Básica Municipal Achiles Pazda. Conforme a secretaria de Educação essas unidades de ensino foram escolhidas em razão dos seus Índices de Desenvolvimento da Educação Básica, a secretaria também anunciou que a experiência obtida com a implantação desta metodologia poderá ser estendida as demais escolas da rede municipal de ensino.

Para a execução desta metodologia cada aluno recebe um kit de jogos específicos, já os professores participantes recebem, além de jogos, materiais pedagógicos, e a unidade de ensino também ganha um kit de jogos. O programa é desenvolvido pela organização Mind Lab, reconhecida em 30 países por seus projetos de tecnologia para a educação, conforme dados mais de 2 milhões de estudantes ao redor do mundo já utilizaram algum método da Mind Lab. Conforme a organização o Mente Inovadora é reconhecido e comprovado em instituições de vários paises como o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade), no Brasil; pelo instituo Iprase da Itália; pela Universidade Yale nos Estados Unidos; e pela Universidade Northumbria da Inglaterra.

Nos meses de agosto e setembro já foram realizadas oficinas de assessoramento para os profissionais que estão trabalhando junto a nova metodologia Mente Inovadora, essas reuniões continuam nos próximos meses. Os encontros ainda têm o objetivo de atender os professores regentes de cada turma/ano, monitores e equipe pedagógica da escola antecipando a sequência a ser disponibilizada para os alunos.