Programa Educação no Campo é destaque no Sifedoc 2014

No início do mês de outubro, a Secretaria de Educação de Canoinhas esteve representada na cidade de Santa Maria (RS) pela Coordenação do Programa Interdisciplinar de Educação do Campo no II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina (Sifedoc).

O município de Canoinhas esteve representado pelas coordenadoras do programa Rosimari Cubas Blaka e Salete Palhano de Andrade. O Programa Interdisciplinar de Educação do Campo é destaque a nível nacional pela inovação de aliar, nas escolas rurais do município, a área pedagógica com instruções de áreas específicas como alimentação, saúde, higiene, sexualidade, família, trabalho, ciências e tecnologia, cultura, artesanato e associativismo/cooperativismo. Além de conteúdos sobre meio ambiente, agricultura, olericultura, silvicultura, solo, mecanização agrícola, agrotóxicos, saneamento, paisagismo, jardinagem, irrigação, drenagem, bovinocultura de leite, corte, suinocultura, avicultura, piscicultura e pequenos animais.

Além da participação no evento, as coordenadoras também realizaram a apresentação de um artigo científico intitulado Educação do Campo. O texto é uma conquista da política pública local, abordada pelos autores Rosimari Cubas Blaka, Salete Palhano de Andrade e Hamilton Wendt, secretário de Educação de Canoinhas, mostrando os avanços e desafios da educação do campo do município enquanto uma política pública local, trabalhada na rede municipal de ensino.