Atenção Psicossocial é destaque na saúde de Canoinhas

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial, destinado a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas, com idade acima dos 18 anos. Em Canoinhas o Caps está em funcionamento há 17 anos, cumprindo seu papel de reduzir gradativamente os internamentos psiquiátricos, trazendo um modelo de tratamento humanizado. Atualmente está em obras a nova sede do Caps, sendo o primeiro centro a ter sede própria em Santa Catarina.

O Caps de Canoinhas trabalha como articulador da rede de atendimentos à saúde mental, acolhendo os  pacientes com problemas e tratando-os como qualquer outro cidadão. No município ainda há outros dispositivos para atenderem pessoas com problemas de ordem psíquica, toda a rede, incluindo todos os serviços de atendimentos ofertados pelo município, estão aptos a realizar atendimentos a essas pessoas.

A nova sede que está sendo edificada para o Caps trará ainda mais qualidade no atendimento aos pacientes. O novo espaço contará com 25 salas, sendo refeitório, cozinha, salas para artesanato, reuniões, atendimentos individuais, banheiros, recepção, farmácia, e sala para observação e desintoxicação. Na construção da nova sede estão sendo investidos mais de R$ 427 mil, são mais de 489 m² de área edificada, e está sendo construída no bairro Tricolin, na esquina entre as ruas Antônio Liller e Basílio Humenhuk.

São inúmeros os projetos desenvolvidos pelo Caps de Canoinhas, um grande destaque é o Natal Feliz, tendo um excelente alcance social. O projeto consiste na confecção artesanal da decoração natalina, por meio da utilização de materiais recicláveis, como garrafas pets. Iniciado no ano passado, o Natal Feliz resgatou o espírito natalino do município, com a decoração em vários espaços públicos, para esse ano o Caps já iniciou a confecção das peças. O principal objetivo do projeto é despertar o potencial de criação dos usuários do Caps,  resgatando a auto estima e o empoderamento deste usuário.

No próximo ano Canoinhas também contará com o serviço hospitalar de referência para pacientes com transtornos mentais e decorrentes do uso de álcool e outras drogas. No Hospital Santa Cruz, seis leitos serão disponibilizados com objetivo de tratar esses pacientes com transtornos mentais leves, usuários de álcool e outras drogas, que apresentarem comprometimentos clínicos e que demandem cuidados especializados.

A secretaria de Saúde de Canoinhas ainda está implantando o projeto do Serviço Residencial Terapêutico, para beneficiar aqueles pacientes egressos de longas internações e aqueles que os vínculos familiares foram rompidos. A saúde mental é uma grande bandeira da administração municipal, dando cada vez mais condições de atendimento humanizado aos que necessitam.