VI Mostra da Amora-Preta reúne grande público

A Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Comissão de Fruticultura, realizou neste sábado, 29, na praça Oswaldo de Oliveira, a sexta edição da Mostra da Amora-Preta. O evento teve apoio da Epagri, Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), sindicatos e de diversas instituições do município.

Com grande público, o evento contou com a presença do prefeito Beto Faria e o vice, Wilson Pereira, que conversaram com os produtores e pessoas da comunidade que prestigiavam a mostra. “Esta é uma ação muito importante da secretaria de Desenvolvimento Rural e de entidades parceiras, pois incentiva o consumo de alimentos saudáveis e fomenta a diversificação das propriedades rurais em Canoinhas”, comentou o prefeito.

“Nossa equipe é muito dedicada e está sempre trabalhando pensando no desenvolvimento de nosso município. Faz isso planejando ações, visitando as propriedades e tirando dúvidas dos produtores, que também ensinam muito para cada um de nós. A mostra é um momento de divulgar os benefícios da Amora e a qualidade dos frutos e produtos à base dos frutos produzidos aqui em Canoinhas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke

No evento, o técnico da secretaria do Desenvolvimento Rural, Cleiton Regodzinski, falou os benefícios da amora bem como o objetivo da mostra. “Este ano trouxemos novidades como sorvete, sucos e geleias dos pequenos frutos produzidos na região”, enfatizou o técnico. Além da feira de produtos à base de amora-preta como sucos, geleias, doces e licores, também foram comercializadas flores, plantas ornamentais e artesanatos.

Na 6ª edição da Mostra da Amora-preta também foram prestadas informações relacionadas a outros pequenos frutos como mirtilo (Blue Berry) e physalis.  Produtores rurais que fizeram curso em Caxias do Sul (RS) sobre sistema hidropônico apresentaram e comercializaram morangos produzidos utilizando este sistema. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, em menos de uma hora foram  vendidos 50kg de morango no evento.

O curso de Agroindústria do IF-SC também estava representado no evento, apresentando o  mirtilo  e produtos que tem amora em sua composição. Na barraca do IF-SC os participantes do evento puderam provar sorvete e bombom à base de amora-preta. No evento também foram apresentados trabalhos desenvolvidos no projeto Educação do Campo, da rede municipal de ensino.

O vereador e presidente da câmara, João Grein, presidentes de sindicatos e associações, o representante do deputado estadual Antônio Aguiar, Paulo Eduardo Rocha Faria Júnior e secretários municipais, também prestigiaram a Mostra da Amora-preta.