Copa de Béts acontece na próxima semana

Todos os dias, geralmente no final da tarde quando o movimento de veículos nas ruas diminui, as vias públicas de diversos bairros de Canoinhas são transformadas em quadra para um esporte muito popular no município: o Béts. De uma brincadeira que fez parte da infância e adolescência de muita gente, a modalidade passou a conquistar diversas faixas etárias e ganhar mais espaço no calendário esportivo do município, que desde 2012 conta com a “Copa Ui Canoinhas de Béts”. Este ano a competição acontece em 13 de dezembro e deve reunir mais de 40 duplas. As inscrições podem ser feitas antecipadamente, por meio de um formulário online no site www.rotaractclub.com.br, ou no dia do evento.

A copa acontece no estádio municipal Benedito Therézio de Carvalho, a partir das 13h. Organizada pelo Rotaract Club e equipe da fanpage “Ui,Canoinhas”, o evento conta ainda com o  apoio da prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), além de empresas e instituições do município.

As disputas ocorrem em diversas categorias. Na“adulto misto” e “infantil misto”, poderão ser formadas duplas do mesmo sexo ou de sexos opostos, com diferenciação apenas na idade dos participantes. Pessoas do sexo masculino, com mais de 13 anos podem se inscrever na categoria “adulto masculino”. Para estas categorias é cobrado taxa de inscrição no valor de R$10, além da doação de um brinquedo para ser entregue às crianças carentes do município.

De acordo com os organizadores da competição, a novidade para este ano é a criação da categoria Premium, que deverá reunir duplas que foram destaque em outros anos da copa, ou, que participam pela primeira vez, mas que possuem mais habilidades que as duplas da categoria misto e adulto. Para esta categoria, a inscrição custará R$ 40, sendo que 50% do valor arrecadado serão divididos entre as três melhores duplas desta categoria. O restante do dinheiro será utilizado para ações de filantropia.

A ideia de promover uma Copa de Béts em Canoinhas surgiu de uma brincadeira feita pelos integrantes da fanpage “Ui, Canoinhas” em um programa de rádio, em 2012. “Fizemos um comentário dizendo que o Béts era tão popular que poderia ser disputado nos jogos da Primavera. Pouco depois, muitas pessoas começaram mandar mensagens, sugerindo que fosse realizado um torneio de Béts em Canoinhas. No mesmo ano planejamos a copa, buscamos apoio e realizamos a primeira edição, que teve 43 duplas inscritas”, contam os organizadores, que além da Copa de Béts promovem anualmente o Campeonato de Carrinho de Rolimã, outro evento que busca resgatar uma antiga brincadeira de rua praticada pelos canoinhenses, mas que estava se perdendo com o tempo.

O prefeito Beto Faria elogia a iniciativa dos jovens em promover uma Copa de Béts. “É uma iniciativa importante, pois promove a integração entre pessoas de diversas faixas etárias. A copa de béts resgata uma atividade antiga, mas que  ainda faz parte da cultura local, sendo praticada por pais e filhos”, destaca o prefeito.

“O tradicional jogo de Béts, faz bem tanto para cabeça quanto para o corpo, além de ser uma atividade competitiva prazerosa ainda é uma ótima atividade física, trabalhando o desenvolvimento motor, social e cognitivo”, comenta o presidente da FMEL, Ricardo Pereira Martin, que relata o interesse da fundação em consolidar parcerias para realização de mais eventos que resgatem brincadeiras que marcaram a infância de muita gente.  “Apoiamos iniciativas como esta do grupo Ui Canoinhas  e do Rotaract que sempre trazem projetos e atividades que envolvem crianças, jovens, e adultos à competir juntos. Em 2015 pretendemos convidá-los para organizar uma competição de Bolinha de Gude com apoio da FMEL. São iniciativas como essa que devemos valorizar em nosso município”, destaca o presidente da fundação.

Mas afinal, o que é o Béts?

Dois tacos, uma bolinha e duas garrafas pet compõem os materiais necessários para a prática do Béts, disputado sempre entre duas duplas; uma de rebatedores, que iniciam o jogo com os tacos e tem a função de proteger a “casinha”, formada geralmente por uma garrafa pet; e uma dupla de lançadores, que tem o objetivo de derrubar a “casinha” dos adversários e conquistar os tacos. Há uma distância entre 10 a 20 metros de uma “casinha” até a outra.

Os jogadores da dupla de rebatedores ficam posicionados na frente das “casinhas”, com os tacos sempre apoiados no chão dentro de uma circunferência. Além de proteger as “casinhas”, os jogadores devem rebater a bola o mais longe possível, para que possa marcar pontos – correndo de uma casinha até a outra, enquanto a dupla de lançadores corre atrás da bolinha. As infrações e penalidades do jogo variam dependendo do local onde o Béts é praticado.