Rainha e princesas da 20ª Fesmate divulgam a festa na Assembleia Legislativa

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka, e da realeza da 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) o prefeito de Canoinhas, Beto Faria, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, durante sessão desta quarta-feira,12. A visita aos parlamentares catarinenses teve como objetivo convidar os representantes todas as regiões do estado para participar da festa, que acontece de 11 a 13 de setembro no Parque de Exposições Ouro Verde.

Ao utilizar a tribuna, o prefeito Beto Faria destacou as potencialidades de Canoinhas, ressaltou pontos da história do município e convidou os catarinenses para a 20ª Fesmate. “Canoinhas já teve a denominação de ‘Ouro Verde’ em função do que representava a exploração da erva-mate. Como forma de cultuarmos a tradição do povo que desenvolveu o Planalto Norte, o município promove a Fesmate desde a década de 1980. Este ano teremos várias atrações para comemorarmos os 104 anos de fundação da cidade”, disse o prefeito. Os deputados Antônio Aguiar, Serafin Venzon, Leonel Pavan e Silvio Dreveck manifestaram votos de sucesso na realização do evento e parabenizaram Canoinhas pelo aniversário e progresso.

Com shows de artistas locais e regionais, rodeio, expo feira, gastronomia típica, seminário do Programa Planorte Leite, velocross, mateadas diárias entre outras atividades, a Fesmate reforça a tradição do chimarrão sempre presente nos lares canoinhenses e nas rodas de amigos. A festa tem portões abertos ao público durante os três dias de evento, com atrativos para toda a família.

Na capital do estado a comitiva canoinhense foi recebida pelo deputado Antônio Aguiar, que reforçou o convite para os catarinenses participarem da festa e conhecerem Canoinhas. “Ficaremos muito felizes em receber todos na querida Canoinhas, terra de gente acolhedora, que unida trabalha e contribui muito com o desenvolvimento de nosso estado”, disse o deputado.

“A Fesmate, além de comemorar o aniversário de Canoinhas destaca as tradições de nossa terra e a cultura do chimarrão, presente nas rodas de amigos e nos lares canoinhenses. A erva-mate, que lastreou o nosso passado social, político e econômico, ainda é o nosso cartão de visita”, disse a rainha da festa, Veridiana Tabalipa, que também enalteceu a atuação do deputado Antônio Aguiar. “Faço uma saudação especial ao deputado Antônio Aguiar, que luta por sua gente de Canoinhas, e de todo Planalto Norte deste querido estado”, disse Veridiana, ladeada pela primeira princesa da Fesmate, Tania Dreher e pela segunda princesa, Ana Claudia Novak.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka, que preside a comissão organizadora da festa, explica que a programação da 20ª Fesmate foi elaborada pensando nas diversas faixas etárias, buscando compreender ainda atrações musicais de diversos gêneros. “Quem for à Fesmate vai poder conferir atrativos para crianças, adultos e também para a terceira idade. Os shows atendem os diversos tipos de público que poderá ainda prestigiar a gincana do clube do mate, feiras da agricultura familiar, festival de violeiros e muitas atrações”, comenta Verka.

A 20ª Festa Estadual da Erva-mate é realizada pela Prefeitura de Canoinhas, por meio de suas secretarias e fundações, contando com apoio da Souza Cruz, da Caixa Econômica Federal e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC).