Cicloturismo: Circuito da erva-mate será realizado durante a 20ª Fesmate

As belas paisagens rurais de Canoinhas, com o verde da Mata Atlântica, erva-mate e pinheiros intercalados com pastagens serão contempladas pelos participantes do Circuito da Erva-mate de cicloturismo, mais uma atividade integrante da programação da 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) que acontece de 11 a 13 de setembro no município.

O roteiro inicia com a concentração às 7h30 no Parque de Exposições Ouro Verde, onde acontece a festa, passando pelo município vizinho de Bela Vista do Toldo e também pela área rural de Canoinhas, na localidade de Rio D’Areia do Meio, onde os ciclistas serão recebidos com um almoço preparado pelos moradores da comunidade. Após o almoço a equipe coordenada pelo grupo Pedala Planalto, retorna à sede do município, terminando os 80km de percurso no Parque de Exposições.

O ciclismo é um esporte olímpico, mas não é necessário ser atleta para praticar esta modalidade que traz muitos benefícios à saúde, entre eles a redução do colesterol, o combate ao estresse e a depressão. Em Canoinhas, o grupo Pedala Planalto busca difundir e ensinar a cultura da bicicleta para lazer, pelo esporte, como meio de transporte e pelo meio ambiente, para isso organizam pedais e também participam deste tipo de atividade em outras regiões. Muito além de uma atividade física, o ciclismo é um estilo de vida. As inscrições para o Circuito da Erva-mate já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.pedalaplanalto.com.br.

A 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) é realizada pela Prefeitura de Canoinhas, por meio de suas secretarias e fundações, contando com apoio da Souza Cruz, da Caixa Econômica Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Funturismo.