Alimentação Escolar: um diferencial na educação de Canoinhas

Diariamente a prefeitura de Canoinhas, por meio da secretaria de Educação, serve aos alunos da rede municipal de ensino em torno de 15 mil refeições, uma alimentação com qualidade, preparada e supervisionada por nutricionistas. O cuidado com a alimentação escolar tem sido uma grande bandeira do governo municipal, que não tem medido esforços para dar uma excelente educação, aliada com refeições de primeira qualidade.

Somente no Programa de Alimentação Escolar é investido todo o ano uma média de R$ 3,7 milhões, com recursos dos governos federal e municipal. Conforme os dados de 2014 foram servidas mais de 3 milhões de refeições aos alunos da rede municipal, com um cardápio tendo uma alimentação saudável e com qualidade. Grande parte dos alimentos que são adquiridos vem da agricultura familiar, beneficiando também os pequenos agricultores do município.

Um grande diferencial do programa são os alimentos servidos aos alunos, além das refeições básicas, os estudantes ainda recebem diversas frutas, biscoitos, sucos, iogurtes, entre outros gêneros alimentícios. Alunos que possuem alguma patologia, ou seja, restrição a algum alimento, recebem um cardápio diferenciado por parte da equipe de nutricionistas da secretaria, de acordo com as necessidades médicas solicitadas.

A equipe de Alimentação Escolar do município elabora cardápios de acordo com a faixa etária, sendo um cardápio específico de 0 a 6 meses; um contemplando de 6 a 12 meses; um cardápio para crianças acima de um ano; um para crianças de 6 a 15 anos, e um cardápio para pessoas com idade acima de 15 anos.

Ano a ano a Alimentação Escolar vem ganhando destaque no município de Canoinhas, além das estruturas das escolas, da qualidade dos professores, e da excelência no ensino, a prefeitura vem dando uma atenção especial aos alimentos distribuídos aos alunos, demonstrando a real missão do governo municipal: cuidar das pessoas.