Apae promove seminário em Canoinhas

Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação e serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e igualitária, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realiza diversos atendimentos em Canoinhas, contemplando mais de 170 alunos que recebem diariamente os cuidados prestados por uma equipe composta de 50 profissionais.  Para mostrar à comunidade algumas das ações desenvolvidas e divulgar o projeto “Prevenir”, a associação realiza seminário nesta sexta-feira,28, integrando as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Canoinhas e reúne alunos, profissionais da rede de atendimento, autoridades e população local.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, compareceu à abertura do Seminário e parabenizou a equipe da Apae pelo trabalho que realizam no município. Faria também anunciou a liberação de recursos para a Associação, conseguidos em uma parceria com o  deputado federal Jorginho Melo, vereador Renato Pike e Câmara de Vereadores. “Foi um compromisso assumido e que agora se concretiza. O recurso já está liberado, são R$110 mil disponibilizados para a aquisição de um veículo adaptado, atendendo a esta necessidade da Apae de Canoinhas”, disse Faria.

Coordenados pelo cantor canoinhense Tiago Faria, os alunos integrantes do coral da Apae realizaram uma apresentação no início do seminário, que contou ainda com uma dinâmica coordenada pela assistente social, Denise Cardoso. “Eles têm capacidades e possibilidades, não só limitações. É isso que queremos mostrar”, disse Denise. A Apae atua nas áreas de educação, saúde e assistência social, desenvolvendo atividades como serviço pedagógico; oficinas de inclusão para o mercado de trabalho; áreas complementares como arte; educação física e informática; além da disponibilização de uma equipe multidisciplinar que utiliza métodos e técnicas terapêuticas específicas buscando melhorar as condições de vida da pessoa com deficiência. O serviço social da Apae encaminha e viabiliza o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviços de políticas públicas setoriais, atividades culturais e de lazer, priorizando o incentivo à autonomia da pessoa com deficiência e sua família.

A diretora da Apae de Canoinhas,SimoneSudoski, destacou que o seminário é um momento de luta e de conquistas  que têm como objetivo autonomia  da pessoa com deficiência e também agradeceu a presença de todos no evento. “Nos sentimos muito orgulhosos deste momento. A participação de vocês é muito importante”, disse.

Projeto Prevenir

Por meio deste projeto a Apae busca orientar a população sobre prevenção de deficiências, informando sobre cuidados que podem ser tomados antes da gravidez no período pré-concepcional, durante a gravidez no período Pré-natal, no momento do parto, período Peri-natal, depois do nascimento, período pós-natal, além da fase de crescimento, quando os pais devem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.