Associação de artesãos de Canoinhas é destaque em revista

O grupo Artecriação de Canoinhas, que reúne artesãos do município foi destaque na revista “Caritas Brasileira” e no catálogo “Solidário” de políiticas para Economia Solidaria Estadual. Além do destaque nos dois impressos, os integrantes da Artecriação participaram, no início de agosto, de um dos maiores eventos de economia solidária de Santa Catarina, realizado em Caçador.

Os representantes da Associação de Artecriadores do Planalto Norte Catarinense, da Artecriação e a gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Viviane Bueno, vem há anos, participando de grupos de Economia Solidária, que reúnem atividades econômicas (de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito) organizadas sob a forma de autogestão.  A economia solidária compreende ainda uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. Eles realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

Além da Economia Solidária, Canoinhas possui mais dois seguimentos potencializados para o municipio: a Associação de Grupos de Pequenos Agricultores de Canoinhas e Região (Agrupar) e a Associção dos Catadores de Materiais Recicláveis.