Curso de inseminação artificial em bovinos é realizado em Canoinhas

A prefeitura de Canoinhas, por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Colégio Agrícola e Epagri Municipal, realizaram na última semana um curso de inseminação artificial em bovinos. O curso aconteceu no Centro de Educação Profissional Vidal Ramos (Cedup), reuniu diversos produtores rurais do município e foi ministrado pelo Professor do Colégio Agrícola, João Carlos Martins de Matos, com o auxílio do médico veterinário da prefeitura, Matheus Trevisani, e teve como objetivo capacitar os bovinocultores de Leite e de Corte para realizar a inseminação artificial.

Durante os três dias de curso, os produtores tiveram a oportunidade de adquirir o conhecimento necessário para poder trabalhar em suas propriedades. O veterinário Matheus Trevisani destaca a importância da capacitação para os bovinocultores. “A inseminação artificial é uma técnica reprodutiva que possibilita o uso de touros provados. O sucesso desta técnica depende de mão de obra treinada, a qual está envolvida em todas as etapas do processo”, comenta Trevisani.

Este é o segundo curso de inseminação que o município proporciona para a comunidade do meio rural, somando assim mais de vinte produtores já preparados para esta atividade. A previsão da secretaria de Desenvolvimento Rural é que um próximo curso seja realizado no final do mês de outubro. O secretário da pasta, Joércio Mielke, também esteve durante acompanhando o curso, e enfatizou o quanto essa capacitação será útil.  “Estamos capacitando os criadores de bovinos para que eles utilizem este incentivo como um mecanismo de apoio no crescimento e melhoramento de seus rebanhos, também entendemos como um ótimo incremento dentro da diversificação das propriedades, objetivando mais renda. Em um segundo momento, no início de outubro, distribuiremos os botijões e o sêmen para as associações e grupos organizados”, destacou Mielke.