Agricultores recebem curso de Manejo Agrícola de Pragas e Doenças

No mês de setembro a prefeitura de Canoinhas, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou o Curso Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças. O curso aconteceu na propriedade do agricultor Edegar Gurginski, na localidade do Salto d’Água Verde.

O curso teve duração de dois dias, compreendendo a teoria e a prática, tendo o objetivo de diminuir o uso de agrotóxicos nos produtos oriundos da olericultura. Durante as aulas práticas, os agricultores tiveram contato com as boas práticas de manejo e do uso de produtos alternativos para combater pragas e doenças. No curso foi ensinado a fabricação do fertilizante caseiro utilizando produtos como: calda bordalesa e sulfocaustica, pasta de enxofre, pasta de cinza, pasta de cobre, biofertilizante, inseticida à base de alho, fumo e álcool.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, agradeceu a parceria com o Senar, por meio do instrutor Volmir Carlos de Oliveira, que estava presente nos dois dias de curso. “É importante que existam dias como estes, onde temos um instrutor qualificado repassando seus conhecimentos com produtos orgânicos e agroecológicos. O nosso município, por exemplo, dá prioridade para produtos do gênero na hora de escolher a alimentação escolar e então, além de produzir o alimento de qualidade para nossas crianças, contribui ainda para a geração de emprego e renda no meio rural”, disse Mielke.

O objetivo do curso foi dar mais uma da alternativa para quem trabalha no meio rural e quer diminuir o uso de agrotóxicos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural já planeja mais cursos do gênero, que estão no planejamento de ações do programa olericultura.