Eleitos os novos conselheiros tutelares de Canoinhas

Domingo,4, mais de mil canoinhenses foram às urnas para escolher os cinco conselheiros tutelares que durante quatro anos tem como missão zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. A apuração dos votos aconteceu na Câmara de Vereadores e foi realizada por integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e pela Comissão Organizadora da 1ª Eleição Unificada para Conselheiros Tutelares, tendo acompanhamento do promotor da Vara de Infância e Juventude da comarca de Canoinhas, Eder Viana.

O Conselho Tutelar é formado por cinco membros que durante quatro anos devem atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham seus direitos violados quanto à educação; esporte; cultura; convivência familiar, como o abandono pelos pais; maus tratos ou trabalho infantil.

Com 353 votos, LucimeriSanti foi a primeira conselheira tutelar eleita, seguida de Daiane Karine Wendt, com 154 votos; Rosângela Maria Fernandes,127 votos; Roberto Carlos Ferreira de Moraes, 104 votos e Mirian Terezinha do Prado, 98 votos. Ficam como suplentes: Rosecléa Wagner Cavalet, 82 votos; Angélica Krailing, 75 votos; Myrian Eduarda de Miranda Brandes,74 votos; Adriane Márcia Bartinick de Carvalho, 56 votos e Franciele Geraldo,52 votos.

“O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade que tem a missão de zelar para que tudo aquilo que esteja assegurado em lei aconteça na prática, na vida de crianças e adolescentes. Por isso o Conselho Tutelar deve estar presente em todos os municípios brasileiros e no Distrito Federal, provocando uma interação entre família, sociedade e estado, para que os direitos infanto juvenis sejam respeitados, comenta a secretária de Assistência Social, Ângela Soares

Para as assistentes sociais e integrantes da comissão que coordenou as eleições em Canoinhas, Juceres Roeder e Mozara Schadeck, o processo eleitoral ocorreu de maneira tranquila e recebeu o apoio integral da Secretária Municipal de Assistência Social Ângela Maria Soares. A posse dos novos conselheiros tutelares acontece em 10 de janeiro de 2016.