Marcílio Dias é o primeiro local a receber ações da Semana do Lixo Zero

Os alunos da escola Manoel da Silva Quadros, em Marcílio Dias, iniciaram a semana dando um bom exemplo à comunidade. Acompanhados de seus professores, os estudantes foram até o espaço montado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente em frente à igreja São Bernardo, para depositar materiais recicláveis e também resíduos tecnológicos, que receberão a destinação correta para não poluírem o Meio Ambiente. O distrito de Marcílio Dias foi o primeiro a receber a terceira edição da “Semana do Lixo Zero”, que acontece até sexta-feira,23, em Canoinhas.

Durante a abertura da Semana do Lixo Zero o secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva, falou sobre a importância da destinação correta de resíduos e enalteceu o trabalho desenvolvido pela cooperativa de catadores de materiais recicláveis que há mais de um ano atua em Canoinhas, contribuindo para a preservação ambiental e gerando renda para às famílias dos cooperados. O vice-prefeito, Wilson Pereira, elogiou alunos, direção e professores que participavam do ato em Marcílio Dias, enfatizando a transformação da sociedade por meio da educação.

“Essa semana dedica-se à conscientização ambiental então, a partir de hoje, vamos refletir sobre a quantidade de lixo que produzimos e como podemos diminuir isso para preservar o ambiente em que vivemos. Que a partir de agora cada cidadão perceba a importância de destinar o lixo corretamente, para que os materiais que podem ser reciclados tenham uma nova vida e que as futuras gerações possam viver em um planeta limpo e preservado”, comentou o prefeito Beto Faria.

Durante a semana do Lixo Zero serão montados pontos de recebimento de lixo eletrônico, baterias de celular, pilhas, óleo de cozinha, pneus, remédios vencidos e materiais que podem ser reaproveitados. Na segunda-feira, Marcílio Dias recebeu o ponto de coleta e na terça-feira é a vez do bairro Jardim Esperança ter um ponto de recebimento, o local escolhido pela secretaria de Meio Ambiente é o espaço em frente à igreja Perpétuo Socorro; Já na quarta-feira é o dia dos moradores da Cohab II depositarem os materiais no ponto de coleta montado na pracinha e na quinta-feira, a comunidade do Alto das Palmeiras pode entregar os materiais recicláveis para a equipe que ficará na praça João XXIII.  O recolhimento de materiais, dentro da programação da Semana do Lixo Zero, termina na sexta-feira,23, no Campo da Água Verde, que terá um ponto de recebimento montado em frente à igreja São Francisco de Assis. A limpeza do Rio Canoinhas, que também integra as ações previstas na semana, precisou ser adiada em razão do nível do rio.