Programa de Aquisição de Alimentos garante fortalecer a agricultura familiar

Nesta quinta-feira (19), no Auditório da Câmara de Vereadores de Canoinhas aconteceu a Chamada Pública do Programa para Aquisição de Alimentos (PAA). Dos 46 inscritos, 40 produtores rurais estiveram presentes no auditório para fazer parte do Programa de compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com isenção de licitação.

Os alimentos, distribuídos a entidades de assistência social gratuitamente, também a famílias com situação de insegurança alimentar, entre outros, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar sendo composto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apoiado pelos municípios.

A Coordenadora do Programa de Segurança Alimentar Zenilda de Souza comentou na reunião que em breve o PAA será expandido. “Estamos fazendo um estudo para garantir a segurança alimentar trabalhando também com a agricultura urbana: implantando hortas domiciliares, também hortas nas empresas. O Plano é buscar mais recursos para dar continuidade no Programa”, explicou.

O Secretário do Desenvolvimento Rural Joercio Mielke também presente na reunião, explicou que o Programa é mais uma fonte de renda promovida pela Prefeitura Municipal. “O PAA veio para garantir renda tanto para os produtores quando para famílias em vulnerabilidade”, citou.

O Prefeito de Canoinhas Beto Faria, apoiou o evento e explicou aos agricultores a importância dos trabalhos da agricultura para o município. “A concepção do Programa é maravilhosa e a maneira como ele é conduzido é inovadora. O PAA criou uma modalidade de compra que facilita para o produtor. Quando as pessoas recebem os alimentos de qualidade como os que os nossos agricultores produzem é uma grande alegria. O Governo Federal, o Município de Canoinhas com o apoio da Câmara de Vereadores, promoverão o programa com toda segurança jurídica para que possamos comprar de mais produtores. Parabéns pelo sucesso de vocês e temos a certeza de que em breve teremos outra chamada pública”, disse o Prefeito.