Prefeito assina convênio para aquisição de equipamentos e realização de melhorias no barracão de reciclagem

 

Essa semana foi assinado em Florianópolis, na sede na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) o convênio entre o governo do estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e Prefeitura de Canoinhas para a realização de melhorias no barracão de reciclagem e aquisição de equipamentos que devem ser utilizados pelos integrantes da cooperativa de materiais recicláveis do município. Os recursos são oriundos da SDS, que tem como secretário o deputado Carlos Chiodini, e também foram conseguidos por meio de intercessão do deputado estadual Antônio Aguiar.

Cerca de R$200 mil, entre recursos do governo do estado e contrapartida da prefeitura de Canoinhas, devem ser aplicados na realização de cobertura do depósito, construção de muro, além da aquisição de empilhadeira, esteira transportadora e prensa, atendendo ao pedido dos cooperados que há mais de um ano atuam na separação de materiais recicláveis em Canoinhas.

O prefeito Beto Faria agradeceu ao secretário Chiodini e ao deputado Antônio Aguiar por juntos atenderem os anseios da comunidade canoinhense. Faria destacou ainda a importância que a cooperativa tem para a preservação do meio ambiente e geração de renda às famílias canoinhenses. “A cooperativa de catadores de materiais recicláveis é um projeto fantástico e que tem dado certo em Canoinhas. Desde que foi implantada, despertou ainda mais na nossa população a conscientização para a destinação correta de resíduos, preservando o meio ambiente e gerando renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. Melhorar as condições de trabalho desta equipe é também uma maneira de contribuir com as pessoas e com o meio ambiente”, enfatizou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva, a assinatura do convênio para a destinação de recursos é uma conquista não só da cooperativa, mas de toda a comunidade canoinhense. “Desde que iniciou a coleta seletiva a comunidade tem colaborado, separando os materiais que podem ser reciclados. Temos uma equipe que diariamente se dedica na separação do que é recolhido pelo caminhão e com os novos equipamentos haverá mais agilidade no trabalho, pois teremos mais estrutura. Quem ganha com isso é a comunidade, é o meio ambiente”, disse o secretário.

Também participaram do ato de assinatura do convênio na SDS o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin e o assistente do secretário Chiodini, Paulo Roberto Ghislandi Basílio.