Prefeitura e entidades realizam levantamento dos prejuízos causados pela seca em Canoinhas

A estiagem está causando prejuízos para as atividades de campo em Canoinhas. A falta de chuva e a precipitação irregular refletem na safra de milho, feijão, fumo, leite e já começam a trazer perdas para as lavouras de soja.

 

“Estamos monitorando a questão da estiagem e a seca prolongada desde a implantação das lavouras no ano passado. A chuva está sendo muito irregular no município e trazendo sérios problemas aos agricultores”, afirma o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

 

A prefeitura e a Epagri estão realizando levantamento junto às cooperativas e instituições sobre o percentual real de perdas na produção agropecuária no município.

 

“Este levantamento vai nos trazer subsídios para que possamos decretar situação de emergência. Com o decreto, o produtor poderá acionar o seguro, conseguir com as instituições financeiras a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento de suas dívidas abrindo a oportunidade de renegociações”, explica Passos.

 

Vereador Maurício Zimmermann está acompanhando a situação e participou de reunião na manhã desta quarta-feira, 12, na prefeitura, com o prefeito Beto Passos e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Epagri. “Há relatos de produtores que perderam 60% do milho e da safra de feijão. Produtores de fumo e de leite também estão sofrendo com a estiagem”, alerta.

 

Por causa da irregularidade na chuva, a soja também começa a ser afetada. A produção de leite está sendo atingida com a seca nas áreas de pastagens e há falta de milho de qualidade para fazer silagem.

 

Segundo a estação meteorológica da Epagri de Canoinhas, choveu, em novembro, 48 milímetros – apenas 40% do esperado para o mês. Em dezembro choveu somente 23% do esperado. “As chuvas são muito irregulares e diante do cenário de seca com volume muito pequeno para a agricultura”, alerta o prefeito. 

 

Segundo a Epagri/Ciram, o verão em Santa Catarina será de chuvas abaixo da média em boa parte do estado e temperaturas acima da média principalmente no Oeste.