Prefeito Beto Passos decreta situação de emergência por causa da estiagem em Canoinhas

“Hoje a renda está sendo zero”. A frase é da produtora de leite Gislaine Prussak, do Rio d’Areia do Meio. Ela e milhares de famílias canoinhenses e da região que tiram do campo o sustento acumulam prejuízos por causa da estiagem que afeta o município desde o ano passado.

 

Somente na pecuária, segundo a Cooperleite, a estimativa é que 240 mil litros de leite tenham sido deixados de produzir na região. “Por causa da falta de chuva, o pasto secou e a produção caiu”, comenta o prefeito de Canoinhas, Beto Passos.

 

O dado faz parte de levantamento realizado pela prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Defesa Civil, em parceria com a Epagri. “Coletamos informações de várias empresas, entidades e fomos até as propriedades para ouvir o relato dos produtores”, explica o prefeito Beto Passos.

 

Relatório da Defesa Civil aponta comprometimento do abastecimento de água potável para famílias nas localidades rurais e também para o consumo animal. Várias fontes de superfície secaram e os rios afluentes estão com vazão mínima.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural tem recebido diariamente solicitações de serviços de máquinas para escavações de reservatórios de água, a fim de que possam disponibilizar aos animais.

 

Por meio da Secretaria de Assistência Social famílias foram atendidas com água potável também.

 

O decreto de situação de emergência permite buscar recursos extraordinários para tentar ajudar a amenizar os prejuízos decorrentes da estiagem.

 

Com o decreto, o produtor poderá acionar o seguro, conseguir com as instituições financeiras a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento de suas dívidas abrindo a oportunidade de renegociações também.

 

“A chuva dos últimos dias traz esperança as famílias do campo, mas infelizmente há perdas irreversíveis na agricultura e com base em todo este levantamento estamos publicando o decreto”, conclui o prefeito.

 



A assessoria de imprensa da prefeitura produziu série sobre a seca em Canoinhas. Confira clicando aqui.