Protagonismo social é motivado com curso para mulheres

Mulheres atendidas pelas políticas da Secretaria da Assistência Social de Canoinhas participaram de curso promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre empreendedorismo.

 

O público-alvo das aulas foi mulheres que integram o projeto de hortas comunitárias e também que atuam na agricultura familiar de Canoinhas.

 

“Elas foram despertadas para o protagonismo social neste dois ambientes”, informa a secretária de Assistência Social, Zenici Dreher.

 


O curso, intermediado pelo Setor de Segurança Alimentar e Nutricional, “também proporciona o despertar de interesse das mulheres pela gestão de negócios, empreendedorismo e descoberta do potencial de cada participante para buscar meios de geração de renda”, completa a secretária.

 

Foram formadas duas turmas que tiveram cinco encontros. Elas participaram de aulas, dinâmicas, atividades em grupo e individuais e finalizando com uma feira aula para exposição e comercialização dos produtos confeccionados por elas mesmas, incentivando a determinação para crescimento pessoal e profissional.

 

 

“Esta parceria teve como foco estimular a capacidade de superação, sensibilidade e determinação para impulsionar as mulheres do meio rural bem como público-alvo da assistência social a buscar novos espaços e atividades”, completa a coordenadora da segurança alimentar, Jéssica Vieira.

 

 

O último encontro foi em forma de “feiraaula”, que proporcionou às participantes a experiência na prática de exposição e comercialização dos itens produzidos por elas. Isso foi grande estímulo para incentivar a continuidade do aprendizado.

“Eu já havia falado para as minhas vizinhas que iria doar as coisas que eu produzi, pois achei que não iria vender nada, mas consegui vender tudo, isso me incentivou”, comentou uma das participantes.