Grupos de gestantes trazem informação e proporcionam momento de autocuidado

A espera de um bebê gera turbilhão de sentimentos e reações nas futuras mamães. A fim de deixar este período ainda mais especial e cheio de cuidado é que a Secretaria Municipal de Saúde está retomando as atividades dos grupos de gestantes nas unidades básicas.

 

 

As unidades do Campo d’Água Verde, Alto das Palmeiras e Piedade já estão com ações. “Estamos retomando este grupo que estava parado também devido à pandemia. Os encontros são realizados uma vez por mês, inicialmente com as gestantes de 30 semanas para mais que fazem o pré-natal aqui na unidade”, explica a enfermeira Amanda Slabadack, do Campo d’Água Verde.

 

 

Entre os benefícios para a mãe o bebê estão orientações sobre amamentação, cuidados com o recém-nascido (banho, cuidados com coto umbilical). “Além disso, aqui no Campo ensinamos a fazer massagem shantala, PICS para as mamães e a arte gestacional (também conhecida como ultrassom natural) que foi pensado como uma maneira de proporcionar belas lembranças  da gestação”, explica Amanda.

 

As unidades básicas da Cohab 1 e Água Verde iniciam as atividades no próximo mês.

 

 

A secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, lembra que as orientações relacionados à maternidade complementam o pré-natal e alerta: “mulheres grávidas, que pretendem engravidar ou que estão com suspeita de estarem gestantes devem procurar as unidades para orientação a fim de garantir a tranquilidade da gestação e parto saudável”.