Secretaria de Assistência Social leva conhecimento sobre segurança alimentar aos usuários dos Cras

O trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas vai além de conceder benefícios à população. Diversas ações são realizadas a fim de promover oportunidades, motivar o empoderamento e gerar conhecimento!

Usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Canoinhas participaram de rodas de conversa sobre alimentação. “Os temas abordados foram produtos orgânicos e higienização correta dos alimentos a fim de que cada um seja capaz de prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo assim para a melhora da saúde humana”, explica a coordenadora do setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social, Jéssica de Jesus Vieira.

A secretária de Assistência Social, Zenici Dreher, comenta que ações como esta são fundamentais, pois garantem o acesso à informação e conhecimento técnico para uma alimentação saudável: “é a Assistência Social e a Segurança Alimentar para além da concessão de benefícios como alimentos, pois trabalha também a educação popular e melhorias na qualidade de vida”.

As rodas de conversa foram conduzidas pela nutricionista e responsável técnica da Cozinha Comunitária Kênya Becker de Souza, com auxilio das estagiárias Bruna Correa e Débora Kunh. “O acesso aos alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas e todos nós temos um papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros e não prejudiquem nossa saúde”, pontua Kênya.

Política pública

A Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional esta instituída no município de Canoinhas desde o ano de 2013, e todos os anos são realizadas ações intersetoriais em comemoração ao Dia Mundial de Segurança dos Alimentos, 7 de junho. “Integra esta política o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que é bem atuante nas ações no município”, lembra Jéssica.