Comunidade prestigia apresentação da Orquestra de Câmara de Canoinhas

O Museu da Arte de Canoinhas (Mac) estava lotado na noite de sexta-feira, 04, quando crianças, jovens, adultos e idosos foram conferir a abertura das apresentações da temporada 2014 da Orquestra de Câmara de Canoinhas. Mais que propiciar um momento cultural no município, a orquestra buscou com o evento praticar a solidariedade, arrecadando alimentos para famílias atingidas pela enchente.

Formada há três anos por ex-alunos e professor da Casa da Cultura Emílio Gothard Wendt, a orquestra de câmara é composta por 12 integrantes e diferencia-se das demais orquestras por ser um pequeno grupo instrumental, porém, com grande possibilidade musical. “É uma orquestra juvenil de cunho didático, com foco no repertório erudito”, explica Naira Mudri, violinista da orquestra.

Durante a abertura do espetáculo a gestora de cultura de Canoinhas, Viviane Bueno, agradeceu a presença da comunidade e destacou o talento dos jovens artistas. Viviane também reforçou o compromisso da Fundação Cultural em apoiar os talentos canoinhenses. “Neste primeiro momento, estamos contribuindo com a orquestra cedendo o espaço para os ensaios e apresentação, mas queremos fazer ainda mais. Nossa ideia é mandar um projeto de lei para a câmara de vereadores para que possamos conceder mais incentivos para o grupo”, destacou a gestora.

Além do talento dos artistas, o espetáculo da Orquestra de Câmara de Canoinhas também foi marcado por seu cunho didático, contando com a explicação de cada obra e sua contextualização histórica.