Coleta seletiva inicia em agosto

A partir de 4 de agosto os canoinhenses poderão contar com a coleta seletiva do lixo. Semanalmente um caminhão passará pelas ruas dos bairros e centro do município recolhendo materiais como papel, plástico, vidro e metal, que serão separados na Usina de Triagem da prefeitura, preservando o meio ambiente e gerando renda aos integrantes da cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Cerca de 20 cooperados atuarão na separação de recicláveis como papel, plástico e alumínio. No barracão, construído no bairro Campo da Água Verde, os trabalhadores contarão com equipamentos de proteção individual (EPI), prensa, balança, enfardadeiras, tambores e utensílios que auxiliarão no desenvolvimento das atividades.  Além de fomentar a criação da cooperativa, a secretaria de Meio Ambiente tem prestado orientações a fim de auxiliar os catadores no desenvolvimento das atividades. Em 2013, integrantes da cooperativa de catadores de materiais recicláveis participaram do curso de “Operador de tratamento de resíduos”, realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, a coleta seletiva será feita por empresa contratada pela prefeitura, mas a triagem e venda dos materiais será por conta da associação. “O valor arrecadado com a venda dos materiais será dividido entre os cooperados”, explica o secretário Adinor da Silva.