Prefeitura e Sebrae promovem evento para Microempreendedores de Canoinhas

Com o objetivo de promover o avanço da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que originou a figura do Microempreendedor Individual (MEI), a prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, tendo como parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina, promove, no sábado, 30, a Tenda Sebrae. O evento tem como intuito levar aos novos empresários que estão se regularizando, várias formas de melhor desenvolver suas atividades, bem como, aos irregulares a viabilidade e necessidade de sua regulamentação.

O Empreendedor Individual possui um negócio que precisa ter um mínimo de controle e gestão, a mobilização é uma oportunidade de receber orientações e oficinas de capacitação gratuitas. O evento inicia às 9 horas no estacionamento em frente a Prefeitura Municipal, onde serão montadas quatro tendas. No dia o empreendedor terá a oportunidade de solucionar as dúvidas sobre a figura do Microempreendedor Individual, e ainda terá a oportunidade de sair do evento já com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos.

Já os Microempreendedores formalizados poderão receber orientações e informações sobre a elaboração da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN – SIMEI), e também orientações relacionadas à gestão do negócio, oportunidades de crédito e capacitação. Conforme James Lanke, agente de desenvolvimento local e um dos organizadores do evento, o principal objetivo é dar apoio por meio de fomentos à promoção e o fortalecimento dos empreendimentos. “Queremos auxiliar os empreendedores de nosso município, através do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos de governo e iniciativa privada”, disse.

Conforme Lanke enquanto acontecem as ações da tenda, no mesmo horário na Câmara de Vereadores serão realizadas duas oficinas, sendo Sei Vender e Sei Comprar, trazendo soluções que tratam de temas básicos, mas fundamentais para a gestão e fortalecimento do empreendimento. “As oficinas são oportunidades ao empreendedor de ter uma visão para entender as necessidades do mercado e ampliar as possibilidades de crescimento do negócio. A oficina de compras foi desenvolvida para que o Microempreendedor Individual discuta e vivencie estratégias para comprar bem e adquirir o que necessita. Já a oficina do Saber Vender é um importante componente para a permanência de uma empresa no mercado”, comentou Lanke.

O empreendedor interessado em receber as orientações das oficinas poderá fazer sua inscrição diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou no Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (Case), localizado no Centro Empresarial de Canoinhas. As inscrições são gratuitas e serão realizadas entre os dias 25 e 28 de agosto, somente podem participar do evento uma pessoa por CNPJ.

Simone Mery Adur, agente de desenvolvimento local e também organizadora do evento, ressaltou a importância dos empreendedores em participarem do evento, pois é uma oportunidade para conhecer o ambiente em que está inserido, sendo uma peça fundamental para que o empreendedor possa obter bons resultados. “Toda atenção deve ser dada no sentido de conhecer seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores. Outro fator importante é estar à frente das necessidades e dos desejos dos clientes, buscando criar e inovar constantemente na oferta de produtos e serviços, a fim de atendê-los e surpreendê-los. Para isso é necessário entender como o composto de marketing – produto, cliente, preço, ponto e promoção – devem ser trabalhados de forma integrada e com foco no cliente”, finalizou Simone.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Verka, o principal objetivo do evento é no fortalecimento das empresas e para o desenvolvimento da região. “Este evento será importante para o fortalecimento dos empreendimentos de nossos microempreendedores individuais, proporcionando o desenvolvimento econômico de Canoinhas”, disse Verka.   

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3621 – 7721 / 3621 – 7760. A relação das atividades enquadradas na classificação de MEI pode ser acessada no site do Portal do Empreendedor – www.portaldoempreendedor.gov.br.