Nove escolas municipais apresentam projetos na Mocisc

Mais de 60 projetos foram apresentados na etapa classificatória da Mostra Científica da Região do Contestado (Mocisc), que aconteceu nesta sexta-feira, 22, em Canoinhas. Ao todo nove escolas do município participaram apresentando projetos.

A Mocisc é promovida pela Universidade do Contestado (UnC) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) das regiões de abrangência da Universidade. Conforme o coordenador do campus de Canoinhas da UnC, Luiz Alberto Brandes, é importante demonstrar para a comunidade a universidade e os projetos desenvolvidos. “Temos a convicção de que é de fundamental importância mostrar à comunidade os trabalhos desenvolvidos em nossos cursos e também sobre a parceria feita com as escolas da rede pública e privada, consolidando assim a força e a imagem da Universidade do Contestado”, disse.

Das nove escolas municipais que participaram da Mocisc duas foram classificadas para a etapa final que acontece nos dias 09 e 10 de outubro, na UnC campus de Mafra. O Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger, com o projeto Sobrivivência da variedade crioula do milho multicor; e a Escola Básica Municipal Evaldo Dranka, com o projeto Recuperação e preservação de nascentes em Barra Mansa, foram classificadas para a final da mostra.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, que participou da abertura da Mocisc, lembrou o quanto são válidos as parcerias entre o poder público e as instituições de ensino. “Temos honra em dizer que muitos projetos do município de Canoinhas nasceram da parceria entre a prefeitura e a nossa querida Universidade do Contestado, são com projetos como esses que trabalhamos para desenvolver cada vez mais a nossa região. A Mocisc é um exemplo de como temos muitos talentos em diversas áreas na região do Contestado, e são esses jovens os responsáveis pelo nosso futuro”, comentou Faria.

Além do prefeito de Canoinhas, Beto Faria, também participaram do evento o secretário de educação, Hamilton Wendt; o secretário regional, Ricardo Pereira Martin; e autoridades da Universidade do Contestado.

Escolas da Rede Municipal de Ensino Participantes da Mocisc 2014:

Escola

Nome do Projeto

Escola Básica Municipal (EBM) Benedito Therézio de Carvalho

A Eficiência dos Produtos de Limpeza Ecológicos

EBM Evaldo Dranka *

Recuperação e Preservação de Nascentes na Comunidade de Barra Mansa

EBM Guilhermina Veiga Ferreira

O Empreendedorismo Rural Sustentável:

Fonte de Renda e Qualidade de Vida Respeitando o Meio Ambiente

Grupo Escolar Municipal (GEM) Menino Jesus

Horta Orgânica Escolar

EBM José Grosskopf

O Bosque como Centro de Referência em Educação Ambiental na Escola José Grosskopf

Escola Rural Municipal (ERM) Professora Edemita C. Rosa

Reestruturando a Horta Escolar para Incentivo a Hortas Familiares

GEM Ney Pacheco de Miranda Lima

O Bosque da Minha Escola e Sua Preservação – Pássaros Visitantes

(Avifauna)

GEM Reinaldo Krüger *

Sobrevivência da Variedade Crioula do Milho Multicores

EBM Achiles Pazda

Alimentação Saudável: Um Conhecimento Construído na Prática de Campo e Aprimorado com o Uso da Tecnologia.

* Escolas classificadas para a etapa final da Mocisc.